Tuesday, March 30, 2010

Sentir sentido




Incrível como as coisas acontecem comigo. É impressionante a minha sorte. É impressionante as pessoas que eu conheço,sejam elas minhas amigas ou não. O mais incrível é que eu sempre consigo as coisas que quero,de alguma forma. E essas coisas que acontecem na minha vida e principalmente as coisas que ultimamente tem acontecido que me fizeram escrever este post,porque além de eu não atualizar isto aqui há seculos,tenho algo a dizer.
Na realidade eu sempre tenho algo a dizer,o problema é que ultimamente eu não tenho muita vontade de colocar formato em meus pensamentos.Estou sentindo mais as coisas que penso do que apenas pensando nas coisas que sinto.Uma das coisas que achei mais importante foi o sentido da frase "fazer sentido". Descobri atraves de uma ligação às 2 da manhã o real significado do "fazer sentido".Na minha visão de mundo o significado é só um: "sentir que é verdade". Mas não de uma forma intelectual,mas de algo mais profundo e de tão profundo que você sente todos os pelos arrepiarem.
Aprendi com isto, que todas as coisas que eu realmente aprendo elas "fazem sentido" quando eu me arrepio. Claro que não estou dizendo que quando aprendo que HCl se chama ácido clorídrico ou que se eu jogar água em um ácido concentrado que está em um bécher na bancada, eu me arrepio. O máximo de "fazer sentido" que eu possa sentir é de uma queimadura por ter jogado a água no ácido e não ácido na água e blábláblá.
É algo mais profundo. E sim,estou dizendo que qualquer coisa que você aprende no colégio,no sentido de matéria escolar,não é algo profundo.Como você pode ser arrepiar com geometria analítica,além de se arrepiar(temporariamente) de medo da prova? Você pode até jurar de pé junto que esse teu sentimento de medo por prova é muito profundo e importante assim,me desculpe a sinceridade,mas eu te acho um otário e perderdor. (#áriesOn) Existem coisas mais importantes do que provas e colégios e essas coisas (caráter é um exemplo,mas fica pra próxima) e além disso você está se arrepiando por causa da prova,não pela matéria em si.
Porém é claro que em algumas coisa que aprendi no colégio me fizeram arrepiar,mas a maioria foi algo "além colégio". Porém,admito que em algumas matérias eu me arrepiava por ter conseguido entender e uma delas (que me lembre nitidamente) foi quando estava no 3° periodo e nao sabia n-a-d-a de trigonometria na circunferência e não entendia n-a-d-a que estava no livro. Entao,o que eu fiz? Desenhei um circulo e fui deduzindo algumas coisas e depois conferia no livro se o que eu pensava estava certo e graças a vontade de conseguir tirar uma nota boa,tirei uma boa nota. Para quem começou com um círculo,tirar 8,4 tá ótimo! ;)
Mas o que quero chegar com isso é que não foi a matemática que mais "fez sentido",foi a minha vontade e persistencia que fizeram sentido e são as coisas que eu vou levar para a vida toda.Pode ser que eu passe boa parte da vida usando coisas do colégio,mas isso é parte da minha vida,NÃO a minha vida.E o que eu aprendo a ser é que vai sempre estar comigo,em todos os lugares,em todas as situações.
Hoje em dia "faz sentido" tudo pelo que já passei,e você pode estar achando que por eu ter 18 anos não tenha passado por muitas coisas ou que você passou por muito mais coisas.Mas eu não to aqui pra contar tudo o que já passei ou pra comparar historias de vida e ver quem é que sabe sobre a vida.
E é óbvio que não sei muita coisa sobre essa vida,mas eu tenho a certeza de que eu sei sobre o que tirei da minha,sobre o que "fez sentido", e isso é a coisa mais importante pra mim. E um dos meus sonhos é de que todo mundo se "arrepiasse" e sentisse o significado do "fazer sentido",porque foi nesse momento que "senti" o que realmente "fazia sentido" e que joguei fora tudo o que "não fazia sentido".